Importância da contação de histórias na educação infantil
Além de ser um momento prazeroso e interativo entre quem conta e quem ouve (geralmente, pais e filhos), narrar histórias para as crianças envolve fábulas, contos e lendas baseadas no repertório de mitos da sociedade.
O adulto, ao contar determinada história, permite que a criança inicie um processo de construção de sua identidade social e cultural.
Contar histórias para crianças também contribui para o desenvolvimento da linguagem — uma vez que amplia o universo de significados da criança — e do hábito da leitura, de vital importância na educação infantil.
Com isso, ajuda no desenvolvimento da criatividade e raciocínio lógico da criança.
A voz, os gestos e a entonação que a pessoa usa ao dar vida a uma história são formas fundamentais de como contar histórias para crianças. Então, quando contar a outras pessoas, lembre-se de que sua voz e seu corpo são suas principais ferramentas. Utilize-as para criar imagens na mente das crianças, usando:
-palavras interessantes e expressivas;
-expressões faciais, como carranca para mostrar o quão irritado um personagem é gestos, como esticar os braços para mostrar o tamanho da coisa;
-expresse em sua voz que dá diferentes personagens, diferentes vozes sonoras, como uma voz suave para um personagem tímido, etc.
Fale com naturalidade, destacando gestos e variações de voz.
Movimente o corpo, explique o significado de palavras consideradas mais difícies e mantenha a atenção da criança.
Abraços,
Rebeca Lucena Dantas
Pedagoga
Discente do Curso de Pedagogia-UECE/CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário