B. F. Skinner e Pavlov: Comportamentalismo ou Behaviorismo




A teoria de Skinner dá um novo sentido ao conceito de comportamento, oferecendo um modo de estudar cientificamente a psicologia.Burrhus Frederic Skinner nasceu na Pensilvânia em 1904 onde teve uma infância estável e plena de afeto porém com rigorosa disciplina. Após uma frustada carreira como escritor e jornalista fez doutorado em Psicologia na Universidade de Harvard. Foi o mais famoso representante do Behaviorismo, corrente da Psicologia fundada pelo também americano John B. Watson que dominou o pensamento e a prática da Psicologia em escolas e consultórios até os anos de 1950 e hoje compartilha espaço com outras abordagens da Psicologia. No início de sua carreira, Skinner dedicou-se a experiências com ratos e pombos paralelamente a produção de livros. Criou pequenos ambientes fechados conhecidos como caixas de Skinner onde observava os animais de laboratório e suas reações aos estímulos. Notabilizou-se como um pesquisador original desenvolvendo o conceito chave de seu pensamento o condicionamento operante, o mecanismo que premia uma determinada resposta de um indivíduo até ele ficar condicionado a associar a necessidade a ação. Em relação a educação, Skinner pregou a eficiência do reforço positivo sendo contrário a punições e esquemas repressivos. Skinner rejeitou noções como a do livre-arbítrio e defendeu que todo comportamento é determinado pelo ambiente. Embora a relação do indivíduo com o meio seja de interação e não passiva. Foi autor de trabalhos controversos nos quais defende o uso de técnicas psicológicas para a modificação do comportamento com o intuito de melhorar a sociedade e tornar o homem mais feliz. Faleceu em 1990.B. F. Skinner foi um dos psicólogos mais importantes do século XX, inaugurando uma teoria que está lado a lado com outras grandes teses, como a da psicanálise de Freud. Embora ela leve o nome de behaviorismo (que vem de “behavior” em inglês, ou seja, “comportamento”) ou comportamentalismo, ela é da vertente radical. Assim como Freud formulou uma filosofia e conceitos imprescindíveis para a psicanálise, Skinner baseou a ciência comportamentalista que seguiu novos rumos a partir de suas ideias. Portanto, entenda algumas teses principais do autor: Behaviorismo radical O behaviorismo radical ou comportamentalismo radical é a filosofia da ciência do comportamento de Skinner. Em contrapartida, existem outros tipos de behaviorismo, como o metodológico, inaugurado por John B. Watson, antes de Skinner formular a sua vertente.E por qual razão a teoria de Skinner seria radical? No behaviorismo de Watson, a palavra “comportamento” estava ligada ao modelo de estímulo e resposta. Portanto, o autor fugia de explicar eventos “internos”, como o pensamento e as emoções.Por outro lado, o behaviorismo radical considera o comportamento como um conceito que explica a psicologia humana e de outros organismos. Ou seja, os sonhos, as ideias e até os sentimentos são explicados como comportamentos.No entanto, é necessário entender que comportamento, para Skinner, não é somente uma mera ação: é também o contexto e as consequências que estão envolvidas. Para Skinner, de nada vale descrever uma ação que alguém está realizando – roer as unhas, por exemplo. Para que uma análise seja possível, é necessário entender qual é o contexto em que esse ato é feito e quais são as consequências ou modificações no mundo ocorrem ao realizá-lo.Tomando o exemplo de roer as unhas: toda vez que Maria está ansiosa antes de uma prova, ela rói as suas unhas, de modo que, ao fazer isso, ela esquece temporariamente das razões do nervosismo, o tempo passa, ela realiza a prova, e tanto a ansiedade como o roer as unhas cessam.No caso acima, a ação de Maria de roer as unhas é reforçado pela consequência de controlar temporariamente a ansiedade, e o ato para de acontecer logo que o contexto motivador do nervosismo também passa.Esse é o modelo de tríplice contingência: contexto (ou estímulo), ação (ou resposta) e consequência. Ela é representada pelo seguinte esquema: S – R – C.Com a breve explicação acima, é possível notar que o modelo teórico de Skinner é diferente daquele de estímulo e resposta (S – R). Ao contrário, o autor deu ênfase no papel das consequências como o fator que faz os comportamentos se repetirem.Sendo assim, Skinner formulou a tese do condicionamento operante, ou seja, o tipo de comportamento que não se forma a partir de estímulos, mas da ação no mundo e dos efeitos que ela causa no ambiente.Por essa razão, o autor realizou diversos experimentos com animais testando como a apresentação de diferentes consequências para determinadas ações modificava o comportamento, fazendo-o aumentar, parar ou ser reduzido. Ele chamou esses processos de reforçamento, punição e extinção.Nessa ideia está implicada também a de seleção por consequências. Ou seja, alguns comportamentos se mantêm ou são extinguidos a depender dos seus efeitos. Certamente, existem aqui também influências de Charles Darwin no pensamento de B. F. Skinner.Conforme Skinner, existem três fontes históricas dos nossos comportamentos. A primeira é a ontogenética, ou seja, a que se refere ao passado do indivíduo. Como a história de cada pessoa é diferente, seus comportamentos devem ser entendidos em cada contexto.Outra fonte é a filogenética: a história da espécie. Nesse âmbito, estão a origem de comportamentos principalmente ligados ao que se convenciona chamar de “instintos”, reflexos, ou automáticos.Por fim, a terceira fonte histórica dos nossos comportamentos é a cultura. Assim como as demais, o contexto cultural que o indivíduo está inserido cria variações no ambiente – fazendo surgir novos comportamentos – e seleciona determinadas ações, a depender das consequências.Desse modo, a teoria de Skinner é bastante ampla. Logo, deve ser entendida com cuidado, evitando preconceitos e procurando uma leitura direta do autor.A essa altura, é possível notar que Skinner levou bastante a sério o conceito de comportamento. No entanto, as pessoas geralmente entendem essa palavra como simplesmente um sinônimo de “ação”, fazendo parecer que a teoria do autor é supérflua ou reducionista.Por essa e outras razões, Skinner é bastante criticado e alvo de preconceitos nas teorias da educação e da aprendizagem. Entretanto, ele propôs diversas metodologias para auxiliar no ensino infantil, como na matemática, em que criou uma “máquina de ensinar”.Conforme o autor, ensinar é arranjar as contingências de reforçamento propícias para que os alunos aprendam. Ou seja, para que as pessoas se engajem ativamente em sua aprendizagem, é necessário ter um ambiente propício e uma resposta também ativa e reforçadora.Para entender mais sobre como Skinner pensava seu comportamentalismo e como ele impactaria os problemas sociais, veja abaixo algumas citações do autor:· “Os principais problemas enfrentados hoje pelo mundo só poderão ser resolvidos se melhorarmos nossa compreensão do comportamento humano.”· “A educação é o estabelecimento de comportamentos que serão vantajosos para o indivíduo e para outros em algum tempo futuro.”· “Não considere nenhuma prática como imutável. Mude e esteja pronto a mudar novamente. Não aceite verdade eterna. Experimente.”· “Os homens agem sobre o mundo, modificando-o e são, por sua vez, modificados pelas consequências de sua ação.”· “A ciência é uma disposição de aceitar os fatos mesmo quando eles são opostos aos nossos desejos.”· “Os métodos da ciência têm tido um sucesso enorme onde quer que tenham sido experimentados. Apliquemo-los, então, aos assuntos humanos.”· “O que é o amor se não outro nome para reforçamento positivo?”.· “Felizmente, o ponto a ser atacado é mais facilmente acessível. É o ambiente que deve ser mudado.”Assim, a psicologia inaugurada por B. F. Skinner era comprometida com os problemas sociais e as questões humanas. Atualmente, suas ideias já foram criticadas e desenvolvidas, mas sua contribuição ainda é bastante relevante.

Ivan Petrovich Pavlov nasceu em 1849 em Riazan, Rússia. Filho de uma dona de casa e um sacerdote ortodoxo, começou seus estudos no campo da teologia inicialmente por conselho familiar. No entanto, Pavlov era ávido leitor das obras de Charles Darwin, por isso, finalmente abandonou seus estudos no campo da teologia e começou a estudar medicina e química na universidade de São Petersburgo.Na sua época de estudante, seu principal mestre foi Vladímir Béjterev, um conhecido neurologista, neurofisiologista e psiquiatra russo. Depois de receber seu doutorado em 1883 da mão da Academia de Cirurgia Médica, mudou-se para Alemanha com o propósito de ampliar seus conhecimentos, finalmente especializando-se no sistema circulatório humano e fisiologia digestiva.Em 1890, já casado e com um filho, obteve um cargo de professor de fisiologia na Academia Americana Experimental. Por sua vez, também foi nomeado diretor do departamento de fisiologia do Instituto de Medicina Experimental da cidade de São Petersburgo, onde esteve por mais de 45 anos e realizou suas conhecidas pesquisas, entre outras, sobre o aparelho digestivo e os reflexos condicionados. Além disso, sua paixão pelo laboratório se refletiria em seus estudantes, que supervisionavam suas pesquisas, ajudavam na interpretação de dados e edição de ensaios.Nos anos seguintes, consagrou-se no estudo e investigação do aparelho digestivo e os sucos gástricos e pancreáticos, aperfeiçoando e criando técnicas fisiológicas nesse campo. É especialmente reconhecida sua invenção de uma técnica para estudar o funcionamento do sistema digestivo em animais vivos. Sua dedicação e pesquisa na atividade secretora do estômago foi premiada no ano de 1904 com o prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina, tornando-se a primeira pessoa de nacionalidade russa em receber esse reconhecimento de mérito.Pavlov é, sobretudo, conhecido por ser a pessoa que formulou a lei do reflexo condicional. No campo da reflexologia, foi muito influenciado por Ivan Sechenov, que investigava sobre os reflexos cerebrais. Pavlov concentrou sua pesquisa nessa atividade nervosa superior em 1907.Cabe destacar que entre 1910 e 1925, o laboratório de Pavlov se tornou o mais equipado do mundo. Depois da Revolução de Outubro de 1917 na Rússia, lhe foi concebido o posto de diretor do departamento de fisiologia do Instituto de Medicina Experimental da Academia de Ciências da União Soviética. Nos anos 30 publicou uma série de pesquisas sobre a reflexologia na área da linguagem humana.No ano de 1935, ocorreu o Congresso Mundial de fisiologia em Moscou e Leningrado, contando com a presença de mais de 900 cientistas de todas as partes do mundo. Nesse mesmo congresso foi reconhecido e nomeado como o fisiologista mais importante do mundo. No ano seguinte, em 27 de fevereiro de 1936, Ivan Pavlov faleceu de pneumonia aos 86 anos.

O que diz a teoria de Pavlov?

Ivan Pavlov, em seus estudos sobre a atividade nervosa superior, fez uso do método do reflexo condicionado. Um reflexo condicionado trata-se de um reflexo aprendido, uma resposta a um estímulo que antes não causava nenhuma reação. Este reflexo aprendido é fruto da associação repetida entre esse estímulo, que anteriormente não causava nenhuma resposta, com outro que é capaz de causá-la. Esse aprendizado por associações é chamado de condicionamento clássico.Essa descoberta foi uma grande contribuição de Ivan Pavlov para a teoria da aprendizagem na psicologia, pois mostrava o mecanismo mais básico pelo qual pessoas e animais eram capazes de entender as relações entre estímulos, aprender novas respostas, variar e adaptar sua conduta com base nelas. Portanto, Pavlov introduz e demonstra um dos princípios básicos da teoria da aprendizagem.

Por outro lado, o legado de Pavlov chega até a teoria comportamental, a corrente da psicologia cujo objeto de estudo é centrado no comportamento observável de animais e seres humanos com o objetivo de estabelecer as leis comuns do comportamento. Embora tenha sido John B. Watson, um psicólogo estadunidense, o fundador da corrente psicológica do behaviorismo, as contribuições de Ivan Pavlov à teoria comportamental foram imprescindíveis e de grande relevância. O próprio Watson afirmou ter ficado impressionado com os estudos do fisiologista russo. Pavlov foi o primeiro a estudar os estímulos condicionados e sua teoria do condicionamento clássico é um dos conceitos chaves e ponto de partida da teoria comportamental.O que é o condicionamento clássico?A seguir, é explicado o experimento com o qual Pavlov descobriu o mecanismo que sustenta o chamado condicionamento clássico.Uma das grandes contribuições de Ivan Pavlov é o condicionamento clássico ou aprendizagem associativa. Consiste em gerar uma conexão entre um estímulo neutro, que antes da criação desta associação é incapaz de gerar uma resposta concreta, e uma resposta reflexa automática. Mediante essa associação, o estímulo que antes era incapaz de originar a resposta reflexa pode chegar a provocá-la.A origem desta contribuição é encontrada no experimento de Ivan Pavlov com cães, um dos experimentos mais famosos da história da psicologia. Pavlov observou que ao colocar comida para um cachorro, ele salivava, o que chamou de reflexo salivar. No entanto, também percebeu que o cachorro era capaz de salivar apenas vendo ou cheirando a comida. Assim, concentrou seu estudo nas chamadas secreções psíquicas, secreções produzidas pelas glândulas salivares na ausência de comida na boca. Por isso que cada vez que colocava comida ao cão, ele tocava um sino antes de dar a comida, para que o cachorro associasse o sino com a comida que recebia instantes depois. Após várias associações entre o sino e a comida, o cão salivava apenas ao escutar o sino, independentemente se teria comida posteriormente. Com isso, conseguiu-se que o sino, um estímulo neutro e sem significado para o cachorro antes da série de associações, provocasse a mesma resposta que a comida, neste caso a salivação. Desta maneira, o cão havia aprendido a realizar uma associação.Com este experimento, os elementos ou variáveis da teoria do condicionamento clássico foram determinados:

· Estímulo neutro (EN): estímulo sem significado e incapaz de produzir uma resposta reflexa, nesse caso, o EN é o sino.

· Estímulo incondicionado (EI): estímulo que gera uma resposta no organismo de maneira inata e automática, o EI seria a comida, que causa salivação de forma natural.

· Estímulo condicionado (EC): trata-se do estímulo neutro uma vez realizada a associação com o estímulo incondicionado. Portanto, o estímulo condicionado seria o sino, uma vez associada com a comida após o processo de aprendizagem do cão, capaz de gerar salivação por si só.

· Resposta incondicionada (RI): trata-se da resposta inata provocada de maneira automática pelo estímulo incondicionado. A RI seria a salivação que é produzida pela comida.

· Resposta condicionada (RC): a resposta aprendida, que é produzida pelo estímulo condicionado. Neste caso, a reposta condicionada seria a salivação pelo som do sino.

Todo este processo é o que se conhece como condicionamento clássico, e até hoje continua sendo uma das pedras angulares da teoria comportamental e da aprendizagem. Da mesma forma, essas contribuições de Ivan Pavlov ainda são usadas para explicar a base de comportamentos como vícios e fobias, bem como base para o tratamento aversivo ao alcoolismo e outros vícios.

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Abraços,

Rebeca Lucena Dantas

Pedagoga

Discente do Curso de Pedagogia-UECE/CE



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