John Dewey

 


Oi galera que lê o meu blog, tudo bom com vocês?Comigo está tudo ótimo!!! Hoje vamos falar de John Dewey que é uma referência no campo da educação moderna.

John Dewey nasceu nos Estados Unidos em 1859. Faleceu em 1952. Doutorou-se em 1884 com a tese sobre o filósofo Immanuel Kant. Iniciou sua vida profissional como professor da Universidade de Michigan. Ali Dewey entrou em contato com as ideias do filósofo William James cujo livro Princípios de Psicologia o levou em direção ao pragmatismo. Todo pensamento educacional de John Dewey é baseado numa concepção filosófica que é o pragmatismo. A versão do pragmatismo elaborada por ele, John Dewey. Para nós entendermos o que é o pragmatismo nós temos que perceber que o pragmatismo deweyano é uma crítica ao que ele chama de filosofia tradicional. A filosofia tradicional ela pode ser bem descrita pelas ideias de Platão. O filosófo grego Platão que elaborou uma visão de mundo que consiste no dualismo, ou seja, Platão concebia dois mundos. O mundo nosso em que nós vivemos, temos nossas experiências. Platão imaginava que existiria o outro mundo que ele chamou de inteligível. Um mundo ao qual nós ascendemos apenas pelo uso da razão. As relações pedagógicas dentro dessa concepção, elas são unidirecionais, ou seja, do professor para o aluno. O aluno está ali apenas como um receptor da verdade. A ideia de pensamento reflexivo ela é fundamentada no procedimento do cientista. O cientista é aquele que se depara com um problema, é um problema teórico ou é um problema prático. Elabora hipóteses, tenta checar a hipótese, levanta ideias e confirma ou não confirma. A ideia de pensamento reflexivo, ela está envolvida nessa visão que o Dewey tem do trabalho científico. Um trabalho em que não há nada preestabelecido, não há nada fixo. Tudo está em movimento.

Educação democrática

Então devemos ver que na filosofia deweyana e na sua filosofia educacional também, o termo verdade deve aparecer sempre entre aspas digamos e substituído pelo termo consenso.

A escola transformadora

Vários conceitos elaborados por John Dewey na educação estão presentes ainda hoje. O pensamento reflexivo, o professor reflexivo, a educação significativa e vários outros. Há um aspecto particular que nos interessa que é a visão do Dewey sobre o papel da escola na sociedade, ou seja, a escola não é um instrumento de educação das pessoas ao mundo existente, de adequação do indivíduo, das crianças, dos nossos alunos a sociedade que temos. Como se essa sociedade fosse uma sociedade perfeita. Isto é algo que hoje está em discussão em âmbito internacional, no mundo todo. No Brasil particularmente nós temos uma situação que devemos refletir particularmente sobre isso. Que tipo de escola queremos? Uma escola de adequação ao mundo existente, a sociedade existente? Ou uma escola que contribua para a superação desta realidade do mundo, na sociedade brasileira que nós estamos?

Buscamos, aqui, compreender brevemente as contribuições de John Dewey para a Educação, uma vez que suas experiências escolares, segundo seus relatos escritos, não foram estimulantes.

Dewey traz em seu livro “Vida e Educação” um olhar sobre a escola e como a mesma trabalha o ensino dos conteúdos disciplinares de forma abstrata e, muitas vezes, desvinculada da vivência da criança. Ele enfatiza que “[…] a criança vive em um mundo em que tudo é contato pessoal.” (1978, p.43). Até a criança internalizar tudo o que a rodeia, este mundo com tantas informações, ela precisa conhecer, entender o objeto, os símbolos, tudo que está inserido em sua cultura. Muitas vezes na escola, por exemplo, o professor quer falar de formas geométricas sem antes mostrar para o aluno o que é um quadrado, um círculo e onde eles se encontram presentes em nossa sociedade (quadrados: nas janelas da escola; cilindro: na mamadeira; círculo: em um bambolê; esfera: na bola de futebol, …). Se o professor partir do conhecimento do aluno e não do pressuposto de que todos sabem a mesma coisa, ele conseguirá introduzir as formas geométricas e dar prosseguimento ao conteúdo. Caso contrário, é provável que muitos alunos se percam por não conseguirem acompanhar o raciocínio, por não terem esclarecimento de que o que se encontra na matemática é o que está presente em sua própria cultura.

Concluindo, afirmamos que, sendo a educação um importante fator de emponderamento, resta ao professor conscientizar-se do seu compromisso político de educar devendo, para isso, envidar todos os esforços para a sua concretização. E acrescentamos, ainda, o nosso reconhecimento da importância do legado de John Dewey para os rumos da educação, sugerindo a opção por um novo paradigma: eu realmente ensino porque quero que você realmente aprenda!

 

John Dewey, professor e filósofo americano, defendeu a ideia de unir a teoria e a prática no ensino. Dewey defendia que os conteúdos ensinados são assimilados de forma mais fácil quando associados às tarefas realizadas pelos alunos. Relação das teorias e práticas construídas no ambiente escolar. Dewey traz em seu livro Vida e Educação um olhar sobre a escola e como ela trabalha o ensino dos conteúdos disciplinares de forma abstrata e, muitas vezes, desvinculada da vivência da criança. Dewey defendia a ideia de que os alunos fixavam melhor os ensinamentos quando realizavam tarefas associadas ao conteúdo que fora ensinado. Dewey é o nome mais célebre da corrente filosófica que ficou conhecida como pragmatismo, embora ele preferisse o nome instrumentalismo – uma vez que, para essa escola de pensamento, as ideias só têm importância desde que sirvam de instrumento para a resolução de problemas reais. Dewey entendia o currículo como uma totalidade de experiências, orientada pelo professor, a ser vivenciada pelo aluno; e o que se valoriza nesse processo é o interesse do aluno. Dewey afirma que a escola é o ambiente especial para proporcionar a transmissão de conhecimentos, e o objetivo fundamental da Educação é proporcionar um ambiente favorável ao processo de ensino-aprendizagem, eliminando os elementos que não são favoráveis à formação da criança. Para John Dewey, a escola não pode ser uma preparação para a vida, mas, sim, a própria vida. Assim, a educação tem como eixo norteador a vida-experiência e aprendizagem, fazendo com que a função da escola seja a de propiciar uma reconstrução permanente da experiência e da aprendizagem dentro de sua vida. O reformador brasileiro que trouxe o pensamento de Dewey ao Brasil foi Anísio Teixeira, ele era um entusiasta das ideias do John Dewey, que acreditava na educação centrada na prática e na autonomia dos alunos. Dewey acreditava que uma educação de qualidade devia ser algo orgânico, que ensinasse o aluno a pensar e que unisse teoria a prática. Um ensino que levasse em consideração a valorização da capacidade mental dos estudantes, preparando-os para questionar a realidade. De nada serve aos estudantes utilizar o intelecto para memorizar teorias que não são vinculadas à prática. Dewey reconstrói o significado e o sentido da filosofia dentro da sociedade, defendendo a necessidade de um sistema de parceria entre ciência e filosofia. John Dewey sempre defendeu a união da teoria com a prática, e sua contribuição para a Pedagogia está no sentido de valorizar a capacidade de pensamento e estimular o aluno adulto a pensar, principalmente em discussões coletivas, quando o conhecimento flui mais facilmente e, assim, é construído.

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Abraços,

Rebeca Lucena Dantas

Pedagoga

Discente do Curso de Pedagogia-UECE/CE

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