VYGOTSKY: O ENSINO COMO UM PROCESSO SOCIAL


Lev Vygotsky nasceu em 1896 na Bielorússia país que fez parte da antiga União Soviética e morreu em 1934 de tuberculose aos 37 anos. Ele era de família rica e culta. Formou-se em Direito e trabalhou como professor e pesquisador nas áreas de psicologia, pedagogia, filosofia, literatura, deficiência física e mental. Formou um grupo de intelectuais da Rússia pós-revolução que buscava uma nova psicologia. Escreveu cerca de 200 trabalhos científicos. Os temas dessas publicações vão desde a neuropsicologia até a crítica literária passando por deficiência, linguagem, psicologia e educação. Lev Vygotsky é um autor interacionista. Ele fala de quatro planos genéticos do desenvolvimento: filogênese, ontogênese, sociogênese e microgênese. A filogênese que é a história de uma espécie animal (Exemplo: bípede só bota duas patas no chão etc.). É de natureza biológica; Ontogênese que é a história do indivíduo da espécie. Sociogênese que é a história cultural do meio em que o sujeito está inserido e a microgênese que é o aspecto microscópico do desenvolvimento. A relação do homem com o mundo é uma relação mediada através de instrumentos e de signos. A relação por instrumentos é que nos relacionamos com o mundo usando alguns instrumentos, por exemplo usamos uma faca para cortar o pão. Os signos fazem uma interação semiótica ou simbólicas. Por exemplo: Coloca-se uma imagem de um chapéu nas portas do toalete para caracterizar que é um ambiente masculino. Coloca-se um desenho de um par de luvas noutra porta, para caracterizar que aquele ambiente é feminino. Os banheiros masculino e feminino cada um tem seu signo. Grande parte das experiências do mundo são mediadas por outras pessoas. Os signos são construídos culturalmente. Por exemplo: a língua dos grupos humanos. A língua serve para comunicação. A relação entre pensamento e linguagem é muito forte. Por exemplo os chimpanzés utilizam a linguagem para se comunicar. Para Vygotsky o uso da linguagem é através da fala socializada. A fala também é egocêntrica, ou seja, a criança fala sozinha.

I-Quatro pensamentos de Vygotsky:

A)INTERAÇÃO: Troca na relação interpessoal com o meio. Construção da relação com o outro. Se não interagir, não se desenvolverá. O que pode parecer individual, na realidade é o resultado da interação que a pessoa faz com outras pessoas.

B)MEDIAÇÃO: É a interação feita com o uso da língua, linguagem, símbolos etc., que se constituem canais de troca de informações culturais, negociando o sentido das coisas.

C)INTERNALIZAÇÃO: É o momento em que o aprendizado acontece, quando a criança internaliza um conceito com uma representação (gato= é um gato).

D)ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL

 Vygotsky fala da Zona de Desenvolvimento Proximal ou Potencial fala do nível de desenvolvimento real aonde é o nível que a criança já chegou e do nível de desenvolvimento potencial que é o nível que a criança não tem mas podemos imaginar que está próximo de acontecer. Por exemplo: amarrar o cadaço (não consigo fazer sozinha, mas com ajuda) a criança pede ajuda. A Zona de Desenvolvimento Proximal define as funções que ainda não amadureceram mas que estão perto de amadurecerem. Uma das etapas de aprendizagem mais importantes. No ensino, o aprendizado vem antes para antecipar ao aluno o que ele ainda não sabe e nem é capaz de aprender sozinho. O desenvolvimento só ocorre depois. A ZDP é uma região em branco que existe entre o que a criança já sabe fazer sozinha (desenvolvimento real) e aquilo que ela tem o potencial de fazer ou aprender, com a ajuda de um adulto ou professor (mediador entre a criança e o mundo).

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Um aspecto é a importância da intervenção de outras pessoas para o desenvolvimento do sujeito. A importância de um mundo humano e de uma cultura para o desenvolvimento do sujeito. O sujeito dialoga na sua relação com uma situação que lhe trará um desenvolvimento. Vygotsky fala da intervenção pedagógica e da sua importância para o desenvolvimento do sujeito.


 A RELAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

A aprendizagem ocorre de fora para dentro. A aprendizagem é extremamente importante. Para Piaget a aprendizagem ocorre de dentro para fora. As brincadeiras e os jogos são muito importantes para o desenvolvimento das crianças.

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vida e Obra Eva Furnari

  Eva Furnari é uma escritora de livros infantis e ilustradora brasileira. Sua obra foi agraciada com diversos prêmios, entre eles, sete Prê...